Notícias

TUTORIAL 02 – CRIANDO UM OBJETO

      Partindo do principio de que você esta acompanhando os tutoriais a partir do inicio, você já deve saber como criar um projeto, então inicie um novo projeto ou utilize o mesmo que foi criado no Tutorial 01.

      Agora que você já esta com o projeto e o primeiro mapa criado vamos adicionar um objeto a este mapa. Na seleção de categorias na paleta de objetos selecione a categoria “Basic Geometry” que caso você não tenha mudado já deve estar selecionada, nesta categoria estão listadas varias formas geométricas, como cubos, esferas, cilindros, etc. Neste tutorial aprenderemos a adicionar um cubo ao mapa, o processo é o mesmo para os outros objetos.

      De um duplo clique no objeto “Cubo” na paleta de objetos, você verá que no editor de mapas será criado um cubo, note também que ao lado serão carregadas todas as propriedades deste objeto criado, isto ocorre porque ao criar um novo objeto ele é automaticamente selecionado.


      Propriedades do Objeto:

      - Name: Refere se ao nome do objeto, este nome é gerado automaticamente na sua criação e pode ser alterado para facilitar a sua localização e utilização futura.
      - Clipping: Esta opção habilita ou desabilita o clipping do objeto, o clipping consiste em exibir para o usuário apenas os objetos que realmente estejam visíveis a ele, caso o objeto esteja a uma grande distancia do jogador ele será destruído e caso o jogador se aproxime novamente do objeto ele será recriado, isto aumenta consideravelmente o desempenho do jogo e a esta distancia em que os objetos são destruídos pode ser alterada nas propriedades do projeto. Mas em alguns objetos o clipping pode não ser útil, como em objetos muito grandes, por isso é permitido que ele seja desabilitado nos objetos.
      - Collision: Categoria com as definições de colisão do objeto.
             -- Bounce: Define o fator de salto do objeto.
             -- Friction: Define o fator de fricção do objeto com os outros objetos colididos.
             -- Scale: Definição do tamanho físico da colisão em relação com o tamanho do objeto, e é referente as coordenadas X, Y e Z.
             -- Solid: Ativa ou desativa a colisão do objeto.
             -- Style: Define tipo de física aplicada ao objeto, caso seja Bounce o objeto ira saltar no ambiente, como por exemplo, uma bola sendo jogada, a força destes saltos é referente ao fator Bounce definido anteriormente. Caso o tipo de física seja definido como Slide o objeto vai deslizar pelo ambiente.
             -- Type: Define o tipo de colisão, caso seja Static o objeto não terá nenhuma reação a colisões que possam ocorrer no ambiente, caso seja Dynamic ao ocorrer uma colisão a física definida em Style é aplicada ao objeto.
             -- Collision: Categoria com as definições de colisão do objeto.
      - Material: Refere se ao material aplicado ao objeto, este material pode conter cores ou texturas.
      - PitchAngle: Define o ângulo de rotação no eixo Y do objeto.
      - Position: É a posição do objeto no mapa e é referente as coordenadas X, Y e Z.
      - RollAngle: Define o ângulo de rotação no eixo Z do objeto.
      - Scale: Define o tamanho físico do objeto e é referente as coordenadas X, Y e Z.
      - TurnAngle: Define o ângulo de rotação no eixo X do objeto.
      - Visible: Define se o objeto é visível ou não, atenção ao alterar esta propriedade para false o objeto não ficara mais visível no editor de mapas, só será possível acessá-lo através da lista de objetos do mapa.

      Para entender melhor altere algumas propriedade do objeto como o Scale, RollAngle, PitchAngle, TurnAngle, Position e veja o comportamento do cubo no seu editor de mapa, por enquanto não se preocupe com o Collision e nem com o material, pois aprenderemos mais sobre eles nos próximos tutoriais.

      Também é possível, e mais fácil, interagir com os objetos utilizando o próprio mouse no editor de mapas. Existem dois modos de interagir com os objetos do mapa através do mouse, o primeiro deles é utilizando o gizmo, o gizmo são as setas coloridas para os eixos X, Y e Z que aparecem nos objetos selecionados, este é o modo padrão do 3D Game Builder e proporciona uma maior precisão na movimentação dos objetos. A seguinte imagem mostra a visualização do gizmo:

      Para movimentar o objeto selecionado utilizando o gizmo basta posicionar o mouse, clicar e arrastar a seta para a direção na qual você pretende mover o objeto, por exemplo, para movimentar o cubo para cima basta clicar sobre a seta "verde" (eixo Y) mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse enquanto efetua a movimentação. No momento do clique para iniciar a movimentação é importante que o mouse esteja exatamente sobre a seta desejada, caso contrario o objeto perdera a seleção. Utilizando o gizmo também é possível alterar o tamanho dos objetos através do mouse, para isso basta utilizar os pequenos cubos coloridos presentes nos eixo X, Y e Z, o processo é o mesmo da movimentação.

      Acessando o menu "Opções > Gizmo" é possível alterar diversas propriedade do gizmo, como por exemplo, a propriedade "LineWidth" que altera a largura das setas. Também é possível desabilitar o gizmo, desmarcando a propriedade "Opções -> Gizmo -> Enabled", sem o gizmo a movimentação dos objetos será feita somente através do mouse, sem as setas para os eixo e não será possível alterar o tamanho dos objetos com o mouse. A movimentação sem o Gizmo era utilizada nas primeiras versões do 3D Game Builder, facilitava a movimentação, porem possuía uma baixa precisão nos movimentos.

      Para efetuar a movimentação dos objetos com o gizmo desabilitado basta clicar e manter o botão do mouse pressionado sobre o cubo e movimentando o mouse para os lados você vai movimentar o cubo para os lados, no eixo X do objeto, movimentado o mouse para cima o cubo se movimentara em relação ao seu eixo Y, e para movimentar o cubo para o fundo da tela, seu eixo Z, é necessário segurar a tecla SHIFT enquanto movimenta o mouse, sempre mantendo o botão esquerdo do mouse clicado sobre o objeto a ser movido. Caso você perca o objeto de vista e não consiga mais encontrá-lo pressione CTRL+Z para retornar a ultima posição do objeto antes dele ser movido, caso isso não resolva, selecione o objeto pelo seu nome na lista de objetos do mapa, que esta acima das propriedades dos objetos e altere a posição do seu objeto para 0 em todos os eixos, assim o objeto irá para o centro do seu mapa.

      Para movimentar a câmera do editor de mapas primeiramente é necessário pressionar o botão direito do mouse e segura-lo, se seguida ao mover o mouse você pode mudar a direção da câmera e olhar para qualquer direção. Para mover a câmera pelo mapa você deve manter o botão direito do mouse pressionado e utilizar as teclas direcionais do teclado para navegar pelo ambiente e ir a qualquer lugar do cenário.

      Agora é importante que você treine um pouco a movimentação dos objetos utilizando o mouse, pois é a maneira mais rápida e fácil de criar os mapas no 3D Game Builder. Pode ser um pouco confuso no começo movimentar os objetos, mas aos poucos você se acostuma.

      Após entender e aprender a movimentar um objeto no mapa você pode adicionar mais alguns objetos ao seu mapa, por enquanto utilize apenas objetos da categoria “Basic Geometry”, nos próximos tutoriais veremos o que existe na outras categorias. Caso queira deletar um objeto do mapa, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção deletar, ou simplesmente selecione o objeto que você deseja deletar e pressione a tecla Delete.

      Você deve estar achando os objetos criados meio “feios”, por possuírem apenas uma cor preta, isto ocorre porque ainda não adicionamos uma fonte de luz ao nosso mapa, no próximo tutorial aprenderemos a iluminar o nosso ambiente.