Notícias

TUTORIAL 05 – CRIANDO UM CENÁRIO

      Neste tutorial aprenderemos a criar um pequeno cenário e executarmos a nossa aplicação. Primeiramente crie um novo projeto do tipo “Static Camera Game”, ou então utilize o criado nos tutoriais anteriores.

      Partindo de um mapa vazio adicione a ele um cubo, utilizaremos ele como o chão do nosso cenário, para isto altere a sua propriedade “Scale” para X = 20 Y = 0,1 e Z = 20 e o “Position” para X = 0 Y = 0 e Z = 0 para posicioná-lo no centro do nosso cenário. Agora adicione também uma fonte luz ao cenário, podemos usar luz padrão “MainLight”, mas se preferir pode criar a sua própria luz. Posicione a luz acima do cubo criado, até que este esteja adequadamente iluminado. Se você fez tudo corretamente o cenário estará parecido com este:


      Agora vamos cadastrar um material para colocarmos no cubo que representa o nosso chão. Para isto vá até o menu “Banco de Dados -> Materiais” e crie um novo material com o nome de “Grama” como mostrado no tutorial anterior. Altere a propriedade “TextureScale” para X = 5 Y = 5 e Z = 5 pois como a textura que utilizaremos é pequena e o objeto onde a aplicaremos é maior devemos alterar o tamanho de escala da textura, assim temos uma melhor qualidade na textura. Mantenha as outras propriedades padrão, mas lembre-se de definir a propriedade “Disabled” para false assim a textura estará habilitada para o material. Selecione a seguinte textura para este material:

      Salve o Material e retorne para editor de mapas e no cubo que representa o chão na propriedade “Material” selecione o material que você acabou de criar “Grama” ou outro nome que você tenha dado, o material aparecerá no chão criado.

      Ainda adicione um objeto do tipo “Toro” que está na paleta “Basic Geometry”, e posicione-o em alguma das extremidades do chão, não iremos colocá-lo no centro porque será na posição X = 0 Y = 0 e Z = 0 que o nosso ator principal aparecerá. O resultado final do nosso cenário será parecido com este:

      Agora finalmente vamos executar nossa aplicação para ver como ela ficou, para isto vá até o menu “Projeto -> Run” ou simplesmente pressione F9.



      Você poderá andar com o personagem pelo cenário, as teclas padrão de movimentação são as setas direcionais, enter para executar ações e espaço para pular, estas teclas podem ser alteradas na configuração do ator principal, no próximo tutorial aprenderemos exatamente como fazer estas alterações nas propriedades do ator principal.

      Note que se você movimentar o ator principal para fora da área do cubo que serve como chão ele cairá infinitamente, isto ocorre porque o 3D Game Builder gera automaticamente uma força gravitacional no ambiente, por isto se o ator principal não possuir nenhum tipo de apoio ele cairá ou deslizara impulsionado pela força gravitacional. A gravidade nos ambientes pode ser facilmente alterada, aprenderemos como fazer isto nos próximos tutoriais.